ÁFRICA VAI MUDAR QUANDO O SER FOR MAIS IMPORTANTE QUE O TER, E O APARECER

SER É MAIS IMPORTANTE QUE PARECER SER

A África vai ser transformada quando nossa determinação em gemer quando temos dor, for maior que a preocupação acerca do que os OUTROS vão pensar quando souberem que eu estou doente.

Muitos problemas deixam de ser resolvidos, porque como a manada de cabritos ao atravessar a estrada, estamos mais preocupados com o que os outros pensam, do que, com aquilo que deve ser feito, de fato.

Sim, a África vai mudar quando o desejo genuíno de tratar o doente for mais importante que usá-lo como trampolim, para o engrandecimento de nossos interesses.

SER É MAIS IMPORTANTE DO QUE TER

Deixamos de ser pessoas de honra, países de dignidade, porque cada um está mais preocupado em ter coisas grandiosas, e se necessário, ter tudo e todos em suas mãos.

E nessa busca desenfreada pelo ter, em nome de um capitalismo selvagem (ou mal interpretado) ou de um egoísmo camuflado de socialismo, atropelamos tudo e todos, perdemos nossa honra, nossa família, nossos amigos, nossa saúde, nossa vida.

Tudo que levamos anos a construir, pode ser incendiado em alguns segundos pela fúria da vingança dos injustiçados ou por guerras sangrentas e destruidoras. As contas bancárias gordas podem ser esvaziadas em alguns dias, por escândalos financeiros e medidas judiciais apropriadas.

Fortunas de ontem se tornam em pesadelos de hoje…De que valeu tanta ganância?

William Shakespeare já dizia: SOFREMOS MUITO PELO POUCO QUE NOS FALTA E APROVEITAMOS POUCO O MUITO QUE TEMOS… Em muitos aspectos essa é a desafiadora realidade de África.

O CONSERTO É MAIS IMPORTANTE QUE O CULPADO

Quando nossa determinação em arregaçar as mangas e CONSERTAR o que está QUEBRADO for mais importante que procurar o culpado, muitas coisas poderão mudar.

Quem está ocupado em resolver problemas, consertar estragos e construir novos horizontes, não tem tempo para procurar culpados. E a recíproca também é verdadeira.

FAZER É MAIS IMPORTANTE QUE APARECER

A África poderá ser mudada, quando as pessoas estiverem mais preocupadas em arregaçar as mangas e colocar a mão no arado, do que com o nome de QUEM vai estar na placa de inauguração ou na capa do livro, ou nas molduras penduradas nas paredes dos salões, dos gabinetes, dos escritórios. Sim, quando causas forem mais importantes que nossos umbigos e nossas bandeiras.

JUNTOS SOMOS MELHORES QUE CADA UM DE NÓS SOZINHO

Quando nossa vontade de encontrar JUNTOS soluções, for maior do que nossa vontade de ser a estrela mais BRILHANTE na multidão, muitas coisas poderão mudar!

Quando, uma vez lá em cima podermos estender o braço para quem está abaixo, ao invés de calcarmos sua cabeça.

Quando, estando abaixo, ajudarmos a empurrar para cima quem sobe, ao invés de puxarmos o seu calcanhar.

Quando formos capazes de vibrar com as conquistas do outro, ou porque nos vemos representados nelas, ou porque o ajudamos a chegar lá. E até pela certeza que o outro pode abrir novos caminhos para nós e para as futuras gerações, tanto pelo seu exemplo, como pelas suas ações.

O dia em que essas atitudes forem maiores que o nosso roer de unhas de inveja, que nosso olhar de competição doentia (ou olho gordo se você preferir), ou nosso cruzar de braços com aquele silêncio que diz: “Vamos ver até onde ele (a) vai”…

Sim, eu espero que esse novo dia vai raiar em África.

Que esses novos dias cheguem à nossa gigante adormecida África!!!!

Até lá, mãos à obra! Para você e para mim!

Um Abraço,

Dr. Ezequiel Chissonde

Africaquovadis

4 comentários em “ÁFRICA VAI MUDAR QUANDO O SER FOR MAIS IMPORTANTE QUE O TER, E O APARECER”

Deixe um comentário

Translate

Dr. Ezequiel Chissonde

Dr. Ezequiel Chissonde

É Médico, Palestrante, Mentor e Treinador de Lideranças. É entusiasta por investir em pessoas que desejam se tornar a melhor versão de si mesmas.
Através de seus projetos, tem impactado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
São pessoas comuns que, através do trabalho de Ezequiel Chissonde, fizeram mudanças profundas na história de suas vidas.

Saiba mais

Saúde Mental e Emocional

Emprego e Carreira Profissional

Família e Qualidade de Vida

Diversidade e Inclusão