Como a inteligência artificial afeta o mercado de trabalho?

Assim como tudo que é inovador causa insegurança, o mesmo ocorre com a inteligência artificial no mercado de trabalho

As fake news não colaboram para que os trabalhadores tirem conclusões assertivas, por isso muitos acreditam que cargos serão extintos e no futuro apenas as máquinas trabalharão nas empresas.

Mas será que isso é realmente verdade? O destino do mercado de trabalho será demissões em massa?

Pensando nesses questionamentos, criamos o artigo de hoje para esclarecer todos os mitos acerca desse assunto. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina. Algoritmos e mineração de dados são usados para realizar tarefas como aprendizado, raciocínio, planejamento, resolução de problemas e tomada de decisões.

No passado, a IA era apenas um conceito falado em livros e filmes de ficção científica. Quem não conhece pelo menos um desses: Frankenstein, Robocop, Homem Bicentenário ou o famoso filme Matrix?

A ideia de inteligência artificial surgiu por volta de 1940, com pensadores como cientistas e filósofos começando a explorar a necessidade de processamento de informações para completar uma ação humana.

Mas o termo foi cunhado pela primeira vez em 1956 por John McCarthy, que mostrou que havia a necessidade de computadores que pudessem raciocinar e resolver problemas como os humanos.

A Inteligência Artificial no mercado de trabalho avançou rapidamente ao ponto em que agora é uma realidade, se tornando comuns nas corporações.

Exemplos de inteligências artificiais usadas nas empresas

A inteligência artificial é um termo amplo que inclui muitos tipos diferentes de tecnologias, desde aprendizado de máquina até processamento de linguagem natural.

Alguns dos recursos de IA mais populares são:

Chatbots

Chatbots são programas de computador que simulam conversas humanas com usuários. Eles podem ser vistos como intermediários entre humanos e sites ou aplicativos.

Esse tipo de tecnologia está se tornando cada vez mais parte de nossas vidas, sendo utilizada por diversas pessoas para aprender novos idiomas, gerenciar suas finanças ou até pedir pizza.

Os chatbots têm o potencial de revolucionar muitos setores e mudar a maneira como interagimos com a tecnologia no futuro. São muito usados pelas empresas para fornecer atendimento ao cliente e também podem ser usados em campanhas de marketing.

Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

O aprendizado de máquina é um ramo da inteligência artificial que pode aprender e fazer previsões sobre dados. O algoritmo está constantemente aprendendo com experiências passadas para prever resultados futuros. 

Para criar esses modelos, os dados são coletados e analisados. Existem dois tipos de algoritmos de ML: supervisionados e não supervisionados.

Aprendizagem Profunda (Deep Learning).

O aprendizado profundo é um ramo do aprendizado de máquina que vem ganhando muita atenção ultimamente. É um tipo de algoritmo de aprendizado de máquina que usa redes neurais para aprender como executar uma tarefa específica ou modelar o comportamento dos dados.

Deep Learning também está sendo usado para reconhecimento de imagem e processamento de linguagem natural. Ele ajuda os sistemas de IA a entender melhor as imagens, o que pode ajudar em tarefas como reconhecimento facial ou compreensão de palavras faladas.

A aprendizagem profunda está sendo usada em vários setores, como saúde, finanças e varejo. Os casos de uso são ilimitados e o impacto pode ser significativo.

Automação:

A inteligência artificial no mercado de trabalho está mudando a maneira como as empresas operam, automatizando uma variedade de tarefas. A tecnologia está melhorando a eficiência e a resiliência, tornando o trabalho mais envolvente e reduzindo erros e tempo gasto em tarefas.

A IA ajuda a automatizar tarefas como campanhas de e-mail, chamadas de atendimento ao cliente ou recomendações de produtos com base no desempenho anterior ou nos padrões de comportamento do cliente.

O que é processamento de linguagem natural:

Processamento de linguagem natural, ou PLN, é o processo de usar programas de computador para extrair significado da linguagem humana. Ele procura padrões no que os humanos estão dizendo e então tenta encontrar uma solução para esse padrão. É comumente usado em tradução automática e reconhecimento de fala.

A IA pode ser aplicada em muitos campos. Algumas empresas usam a IA para automatizar uma tarefa específica e aumentar a produtividade. Outras empresas usam a IA para criar uma experiência do cliente mais eficiente. Saiba mais no tópico seguinte.

Os benefícios da IA para empresas:

A inteligência artificial está sendo usada de muitas maneiras diferentes no local de trabalho hoje. Aqui estão 7 ótimos exemplos de IA sendo usada para melhorar a eficiência e a produtividade das empresas:

1. A Inteligência Artificial é usada para fornecer atendimento ao cliente, respondendo às perguntas dos clientes e fazendo com que eles se sintam à vontade.

2. A Inteligência Artificial pode ajudar as empresas a melhorar seus processos automatizando tarefas repetitivas, o que economiza tempo e recursos para os funcionários.

3. A Inteligência Artificial ajuda as empresas a garantir que tenham as pessoas certas a bordo de suas práticas de contratação, o que as ajuda a manter uma vantagem competitiva em relação a outras empresas.

4. A Inteligência Artificial está sendo usada para fornecer melhores insights sobre os dados da empresa, o que leva a uma tomada de decisão mais informada.

5. A IA é usada na área médica para fazer diagnósticos mais rápidos e precisos.

6. Desenvolvimento de produtos: a IA pode ser usada para projetar produtos, que são mais eficientes e eficazes do que os métodos tradicionais.

7. Mineração de dados: a inteligência artificial pode ser usada para analisar os dados gerados por vários processos e identificar padrões que os humanos não perceberiam.

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Trabalhador utilizando inteligência artificial no mercado de trabalho

Os assistentes de IA vão mudar a forma como trabalhamos, desde a forma como nos comunicamos até a forma como tomamos decisões.

Os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho já estão se tornando evidentes e continuarão a crescer no futuro. Veja alguns exemplos:

Criação de novos cargos

Alguns especialistas preveem que a IA no mercado de trabalho criará mais empregos do que tirará. Por exemplo, a IA criará novos tipos de empregos que ainda nem sabemos que existem.

A multinacional francesa Capgemini divulgou um estudo que concluiu que em quase 80% dos casos em que a IA foi implementada nas organizações, mais empregos foram criados

Isso porque, com o surgimento de novas tecnologias, há uma maior necessidade de profissionais aptos a desempenhar novas funções.

Produção em escala

À medida que as máquinas se tornam mais inteligentes e começam a pensar como humanos, elas poderão assumir uma gama maior de tarefas. Com a ajuda de ferramentas de IA, as empresas podem escalar a produção e tornar os funcionários mais produtivos.

Atuação ininterrupta

As inteligências artificiais no mercado de trabalho são vantajosas pois possuem ação ininterrupta, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem precisar fazer pausas.

Redução de risco com máquinas executando tarefas perigosas para humanos

As máquinas são usadas nos locais de trabalho para uma série de tarefas que são consideradas perigosas para os humanos.

Algumas dessas tarefas arriscadas incluem dirigir caminhões com cargas perigosas, operar máquinas pesadas e trabalhar em ambientes perigosos.

Ao usar a IA para automatizar essas tarefas perigosas, as empresas podem reduzir o risco para seus funcionários e economizar dinheiro.

Um exemplo disso são os robôs que foram usados durante a pandemia de Covid-19 para cuidar de pacientes infectados e evitar o contato físico com profissionais de saúde e o avanço da doença.

Outro exemplo são as escavadeiras da Built Robotics capazes de escavar buracos e retirar a terra sem o comando do motorista.

Sabemos o que você deve estar pensando, mas já vamos adiantar que essas escavadeiras automatizadas ainda precisarão de um operador para programar as coordenadas, medidas, quantidades e esperar que a própria máquina faça todo o trabalho.

Diminuição do volume de erros nos processos, devido à natureza automatizada da IA

Os recursos de automação da IA podem ajudar as empresas a reduzir a quantidade de erros que cometem. Por exemplo, uma empresa pode usar uma ferramenta de IA para digitalizar seus documentos e sinalizar quaisquer irregularidades, o que permitiria corrigir o problema antes de ser enviado aos clientes.

Foco em atividades mais importantes

A IA já está tendo um impacto significativo no mercado de trabalho, tornando mais fácil para as empresas automatizar algumas de suas tarefas. 

Isso criou um novo ambiente em que os trabalhadores humanos podem se concentrar em tarefas mais importantes e menos monótonas, como interação humana, criatividade e inteligência emocional.

8 empresas que utilizam inteligência artificial

As empresas que usam inteligência artificial são mais propensas a ter uma vantagem competitiva no futuro.

A lista de empresas que usam a IA a seu favor está em constante crescimento e não é possível listar todas. Algumas que usam a IA de forma mais eficaz são:

1. Google usa IA para criar seu mecanismo de busca;

2. Amazon usa IA para criar seu mecanismo de recomendação;

3. Uber usa IA para combinar motoristas com passageiros;

4. Facebook usa inteligência artificial e algoritmos para identificar notícias falsas, spam e discurso de ódio;

5. YouTube usa aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar violação de direitos autorais;

6. Netflix usa inteligência artificial e algoritmos para recomendações de filmes;

7. Pinterest usa aprendizado de máquina para reconhecimento de imagem;

8. Spotify usa aprendizado de máquina para recomendações de música;

Inteligências artificiais que utilizamos em casa

Assistentes digitais como a Alexa da Amazon se tornaram muito populares nos últimos anos. Eles são capazes de ajudar com tudo, desde receitas de culinária até tocar música e contar piadas. Eles também se tornaram uma ótima maneira para pessoas que querem gastar menos tempo fazendo tarefas domésticas para automatizá-las com um comando de voz.

Também usamos assistentes de IA para nos ajudar nas tarefas diárias, como marcar compromissos ou definir lembretes. E vale alertar que esses assistentes de IA não são apenas para especialistas em tecnologia – eles são para todos.

Algumas tecnologias mais utilizadas pelos brasileiros são:

  • Amazon Alexa: Amazon Alexa é uma assistente pessoal artificialmente inteligente que pode responder a perguntas e controlar dispositivos domésticos inteligentes, como luzes, termostatos e fechaduras.
  • Microsoft Cortana: Similar à Alexa, é um assistente capaz de responder a perguntas e controlar dispositivos domésticos inteligentes, como luzes, persianas e ar-condicionados.
  • Google Home: O serviço Google Home é um assistente pessoal ativado por voz que pode responder a perguntas, tocar música e fornecer informações.
  • Google Assistant: plataforma de IA do assistente pessoal do Google que pode ser acessada por meio de comandos de voz ou mensagens de texto. Ele também possui aplicativos para dispositivos Android e alto-falantes domésticos inteligentes, como o alto-falante do Google Home.

Como se preparar para um futuro com inteligência artificial no mercado de trabalho

A inteligência artificial é uma tecnologia que vai mudar a forma como vivemos e trabalhamos. A maneira como consumimos informações, tomamos decisões e interagimos com outras pessoas será diferente no futuro. Como você pode se preparar para isso?

A IA está se tornando uma parte significativa de nossa vida cotidiana. Isso afetará quase todos os setores e os empregos dentro deles. Mas a IA não deve ser encarada como uma ameaça para quem está no mercado de trabalho, e sim como oportunidade para as pessoas aprenderem novas habilidades e encontrarem novos empregos no futuro.

A IA será uma parte importante de nossas vidas em um futuro próximo. Cabe a nós decidir como podemos nos preparar para isso e quais passos devemos tomar. Algumas dicas são:

  • Aceite que a mudança é inevitável;
  • Aprenda sobre as novas tecnologias que irão impactar o local de trabalho no futuro;
  • Explore diferentes opções de carreira e escolha um caminho que melhor se adapte à sua personalidade e interesses;
  • Esteja preparado para a mudança educando-se sobre as habilidades necessárias para prosperar nesse novo cenário de força de trabalho, como resolução criativa de problemas, colaboração, criatividade, trabalho em equipe e habilidades de comunicação;
  • Analise seu setor atual e potencial para entender o que está acontecendo no mercado e como você pode se manter relevante;
  • Adaptar-se à mudança aprendendo novas habilidades ou assumindo novas responsabilidades conforme necessário.

Abrace a mudança e aproveite as novas oportunidades!

Estamos vivendo em uma época em que o mundo foi transformado pela tecnologia. O mercado de trabalho tradicional mudou e precisamos nos preparar para o futuro do trabalho.

Se você ainda está perdido e sem saber por onde começar a se atualizar sobre inteligência artificial no mercado de trabalho, não se preocupe.

Ezequiel Chissonde, profissional da área de Inteligência Artificial há mais de 25 anos, criou um curso rápido e eficaz para ajudá-lo a estar na vanguarda da mudança em seu setor.

Nas aulas você vai aprender a:

  • Como utilizar essa tecnologia em sua carreira;
  • Entender como se tornar relevante com o uso de IA;
  • Descobrir seus dons e talentos;
  • Utilizar novas formas de tecnologia IA;
  • Se qualificar para o mercado de trabalho.

Você terá acesso a inúmeros recursos como seminários, fóruns, painéis, enquetes e encontros presenciais que abrirão seus olhos para uma realidade que é inimaginável.

Saiba mais!

Inteligência artificial no mercado de trabalho: A IA vai acabar com os empregos?

Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial não dominará o mundo e fará todos os nossos trabalhos. Ela apenas fornecerá assistência aos humanos para torná-los mais eficientes.

De acordo com a pesquisa “O impacto da IA no mercado de trabalho”, feita pela DuckerFrontier, a Inteligência Artificial deve criar 26 mil novos empregos até 2030.

Os recursos tecnológicos estão se tornando cada vez mais populares no local de trabalho, mas não substituem os colaboradores humanos. Eles apenas fornecem assistência a esses profissionais, eliminando processos burocráticos e aumentando a produtividade.

Em um futuro próximo, veremos a IA sendo usada como ferramenta pelos humanos, em vez de substituí-los. Mas precisamos evoluir, e isso não é ruim. Vimos ao longo da história que profissões acabam e outras surgem.

Você lembra dos datilógrafos? Então, as máquinas de escrever foram substituídas por computadores e com isso novas profissões surgiram, como os digitadores.

Outras profissões também desapareceram e deram lugar a outras, como foi o caso dos telefonistas, projetistas de cinema, acendedores de postes e leiteiros.

Alguns negócios também sumiram ou foram reinventados, alguns exemplos são as locadoras de filmes e jogos e os cursos por correspondência.

Como você pode ver, as mudanças não foram negativas. Quem gostou dessa época pode relembrar a nostalgia com lugares específicos que possuem cinemas antigos, colecionar itens como máquinas de escrever em casa ou até mesmo visitar algumas locadoras que ainda estão abertas para atender esse público.

Em resumo, a inteligência artificial assumirá trabalhos repetitivos que exigem pouca ou nenhuma criatividade, como foi o caso dos “arrumadores de pinos de boliche”, que foram substituídos pela automação. No entanto, novos profissionais qualificados eram necessários para operar, instalar e manter essas máquinas funcionando.

Impacto da IA na educação e treinamento para oportunidades de emprego

A IA está transformando a maneira como as pessoas aprendem e trabalham. Já começou a mudar o sistema educacional, com cursos on-line orientados por IA se tornando uma opção popular.

Muitas pessoas estão optando pelo aprendizado online, pois podem acessá-lo de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso ocorre porque as plataformas de aprendizado on-line com inteligência artificial podem fornecer conteúdo personalizado aos alunos e ensiná-los em seu próprio ritmo.

As ferramentas de IA foram desenvolvidas para ajudar os alunos a aprender de forma mais rápida e eficaz.

Espera-se que o impacto da IA na educação e no treinamento seja enorme, com muitas oportunidades de emprego no futuro para aqueles que possuem o conjunto de habilidades adequado.

A inteligência artificial não vai eliminar os empregos, ela vai transformar!

Uma mão robótica e uma mão humana para representar a inteligência artificial no mercado de trabalho.

A IA não eliminará empregos, ela transformará! A IA será uma ferramenta que pode nos ajudar a acompanhar o ritmo das mudanças e fornecer melhores resultados. Também nos ajudará a ser mais eficientes e a usar melhor nosso tempo.

O primeiro passo na transformação é a automação das tarefas rotineiras. Isso liberará tempo para as pessoas se concentrarem em trabalhos mais criativos e centrados no ser humano.

Um estudo da McKinsey, traduzido como “Um futuro que funciona: automação, emprego e produtividade”, mostra que cerca de 5% das atividades de trabalho atuais podem ser totalmente eliminadas, mas a maioria (60%) terá cerca de 30% das tarefas automatizáveis.

Como os empregadores podem garantir que seus funcionários permaneçam relevantes com a chegada da IA no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho está mudando à medida que a inteligência artificial está se tornando mais prevalente. À medida que a tecnologia de IA avança, tornou-se uma necessidade para as empresas usarem ferramentas de IA para alcançar o sucesso. No entanto, isso criou um novo problema – como as empresas mantêm seus funcionários relevantes?

Os empregadores devem considerar o seguinte:

1. Capacitar seus funcionários com ferramentas de IA que os ajudam a permanecer relevantes no local de trabalho;

2. Fornecer treinamento a seus funcionários sobre como usar novas tecnologias, como IA, e como se manter competitivo na força de trabalho;

3. Manter um olhar atento sobre quais habilidades são necessárias aos empregadores e quais não são, para que possam se adaptar à medida que a tecnologia muda;

4. Incentivar os funcionários a aproveitar outros benefícios da tecnologia, como teletrabalho e oportunidades de trabalho remoto;

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais as empresas estão garantindo que seus funcionários permaneçam relevantes nesse mercado de trabalho em mudança.

Qual a importância da inteligência artificial no mercado de trabalho?

A inteligência artificial é uma tecnologia vital para o futuro do trabalho. Espera-se que seja um fator-chave para o crescimento econômico nos próximos anos e terá um impacto em todos os setores e profissões.

A inteligência artificial está mudando o mundo automatizando tarefas repetitivas, tediosas ou demoradas. Isso criou novas demandas no mercado de trabalho, levando profissionais a se especializar em diferentes áreas, como criatividade e inteligência emocional.

Se você quer começar a aprender novas habilidades agora e se manter relevante no futuro do mercado de trabalho de IA, conheça ASAMMPLAY, uma “netflix” de saúde mental, emocional e profissional.

Quer ler mais conteúdos como este? Não deixe de seguir nosso blog e assinar a newsletter.

Deixe um comentário

Translate

Dr. Ezequiel Chissonde

Dr. Ezequiel Chissonde

É Médico, Palestrante, Mentor e Treinador de Lideranças. É entusiasta por investir em pessoas que desejam se tornar a melhor versão de si mesmas.
Através de seus projetos, tem impactado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
São pessoas comuns que, através do trabalho de Ezequiel Chissonde, fizeram mudanças profundas na história de suas vidas.

Saiba mais

Saúde Mental e Emocional

Emprego e Carreira Profissional

Família e Qualidade de Vida

Diversidade e Inclusão