AFRODESCENDENTE, INVISTA NO AUTOCONHECIMENTO ANTES DA AUTOAFIRMAÇÃO

O QUE É AUTOESTIMA?

 

Você já parou para pensar o que é autoestima?  

“Autoestima é a visão que você tem de si mesmo”.

Autoestima vem do latim. Auto: significa eu mesmo, e estima: significa amor, ou seja, amor a mim mesmoestima de mim mesmo, o reconhecimento e a valorização de quem eu sou.

Conceito de AUTOESTIMA

 

Vamos pensar um pouco sobre a definição de autoestima no dicionário:

“Qualidade de quem se valoriza, de quem está contente com seu modo de ser, consequentemente, tem confiança em seus atos e julgamentos.”

Tem relação com o quanto você se ama, se respeita, se aprecia, se aceita. É quando você confia em si mesmo e gosta da sua própria companhia; é uma realização, um processo que energiza e lhe dá forças. Ou seja, a autoestima refere-se ao quanto a pessoa gosta de si própria.

 

Uma pessoa com autoestima elevada é feliz consigo mesma, do jeito que é, com suas qualidades ou defeitos. Ela se aceita. Por consequência, tem segurança para se relacionar com outras pessoas e construir o que quiser.

“Acredite em você mesmo”.

Vemos essa mensagem se espalhar por todos os lugares, em livros, programas de TV, e até mesmo em desenhos animados.

Aprendemos desde pequenos que se acreditarmos em nós mesmos conseguiremos alcançar qualquer coisa. Bem, será que isso é realmente verdade?

Sabemos que não podemos realizar nada simplesmente acreditando que isso vai acontecer. Se fosse assim muitas crianças estariam voando ao pular de árvores, de muros, de cadeiras, não é verdade?

Assim, ACREDITAR em nós mesmos e ACEITAR quem somos são fatores importantíssimos para termos sucesso em nossas carreiras, em relacionamentos pessoais, entendendo que a autoestima tem um papel fundamental para vivermos felizes e realizados. Ou seja, não é você acreditar simplesmente por acreditar, mas entender quem você é, se reconhecer digno de que você consegue sim vencer os desafios que se apresentarem diante de você.

Por outro lado, quem não se aceita, não se ama, não acredita em si mesmo, pode estar sofrendo de baixa autoestima. Vamos entender um pouco mais sobre o que é e como isso pode afetar a sua vida.

O QUE É A BAIXA AUTOESTIMA?

 

Uma pessoa com problemas de baixa autoestima é alguém que não gosta de si, nem do seu próprio jeito. Ela enxerga sempre o lado negativo de si mesma. Geralmente esta pessoa tem um conceito muito baixo de si, se acha incapaz e insegura, e acaba sendo muito crítica consigo mesma.

De forma mais simples: “Crenças e opiniões NEGATIVAS que temos sobre nós mesmos

Qualquer um de nós pode viver momentos de baixa autoestima. Momentos que sentimos que não vamos conseguir realizar uma determinada tarefa, ou não estamos muito felizes com nossa aparência ou desempenho.

Pessoas com baixa autoestima, sempre encontram em si defeitos como: “sou muito baixa, muito alta, muito burra, sou negro” etc. E acabam se tornando muito inseguras em tudo que fazem por não se sentirem confiantes.

VOCÊ NASCEU COM BAIXA AUTOESTIMA?

Ninguém nasce com baixa autoestima. Ela se desenvolve como resultado de experiências que vamos vivendo no decorrer de nossas vidas. Se você passou por várias experiências negativas, ou se você ouviu críticas sobre sua forma de ser, sua aparência, suas habilidades. Talvez alguém te dizer que você nunca seria nada na vida, ou se você passou por abusos, isso pode ser tornar uma CRENÇA negativa, que passa a ser uma verdade no seu interior, moldando a forma como você se vê.

Consequências da baixa autoestima:

Existem várias consequências que podem afetar a sua vida se você estiver vivendo em baixa autoestima. Assista esses videos e entenda mais sobre as consequências da baixa autoestima.

Dentre elas podemos destacar: dificuldades nos relacionamentos, no trabalho, e na realização de seus objetivos. O sentimento de rejeição própria é muito forte em pessoas com baixa autoestima. Elas acabam criando um ciclo de auto rejeição e de reforço dessa negatividade.

 Geralmente quando você está sofrendo de baixa autoestima, você sente que não tem CONTROLE sobre sua vida e sobre o que acontece com você. Provavelmente por se achar incapaz de mudar seu próprio rumo, e tivesse que aceitar tudo que os outros planejam pra você.

Muitos desses mitos se fortalecem e se tornam verdades dentro de você. Entenda os MITOS DA AFRODESCENDÊNCIA em mais detalhes nesse livro.

Veja como dar a volta por cima, assistindo esse video sobre autoestima.

Autoestima do Afrodescendente:

Agora, imagina se você passou a vida ouvindo que você não tem valor, pelo simples fato de ser negro? Como isso pode deturpar a sua autoimagem e a sua autoestima.

O Afrodescendente brasileiro, tem uma história sofrida, marcada por anos de escravidão, de serem tirados de suas terras, terem seus nomes trocados, suas identidades perdidas. A construção da identidade negra, em uma sociedade marcadamente eurocêntrica, que muitas vezes nega o verdadeiro valor desse negro, precisa ser restaurada.

Isso pode ter ocasionado em você, que é afrodescendente, desvalorização do seu eu interior, em um ambiente hostil e de exclusão social e consequentemente uma baixa autoestima. Como falamos anteriormente, você sente que tem sempre alguém no controle e na direção da sua vida.

Construção da Identidade através do Autoconhecimento

autoconhecimento, e a construção da sua identidade, precisa vir de sua própria história, de um olhar para dentro, entendendo sua cultura, sua herança, e não do que “o outro” pensa ou acha que você é.

Uma vez ouvi uma pessoa falando: “Eu sou bisneta de escravos”. Mas, “escravo” não é raça, não é etnia. Essa pessoa absorveu um estado de ser tão errôneo, que nem mesmo percebia de onde vinha sua verdadeira origemEla era descendente de africanos, sua origem vem da África, e não pelo fato de seus bisavós terem sido escravos.

Essa pessoa viveu muitos anos de baixa autoestima, até entender quem realmente ela era. A mudança na vida dela foi nítida. Passou a viver mais feliz, de cabeça erguida, entendendo seu valor. Mas foi um processo, não foi da noite para o dia. Mas aconteceu, e pode acontecer com você também.

Como você pode conquistar uma autoestima saudável?

O caminho principal para você alcançar uma autoestima saudável é através do autoconhecimento. Mas como você pode se amar, se você não se conhecer? Quem é você de verdade, suas qualidades, suas fraquezas?

É importante entrar em contato com seu interior, com suas emoções e isso é autoconhecimento.

 

Autoconhecimento – Um olhar para dentro de si.

 

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. O autoconhecimento é uma prática que ajuda uma pessoa a se conhecer melhor. Ou seja, a pessoa tem clareza de sua personalidade, de como estão suas emoções, entende o porquê atrás de suas atitudes.

Essa consciência inclui saber não apenas quais são os seus pontos positivos e como potencializá-los, mas também os pontos negativos e o que você precisa melhorar. Dessa forma, você pode ter uma alta performance e alcançar realização pessoal e profissional.

Se você não se conhece, não olha para dentro, não se vê como pessoa, como indivíduo, será muito difícil conhecer onde estão os seus problemas, tornando-os difíceis de se resolverem.

Talvez você esteja sofrendo com traumas, doenças emocionais, e nem mesmo saiba a causa por trás dessas feridas, que estão lá, estão doendo, e aos poucos te matando. Como você pode resolver esse problema?

 

É necessário conhecê-los para poder tratá-los. Desenvolva sua AUTOESTIMA, conheça o livro: como superar a baixa Autoestima.

 

 Preparamos passos práticos que podem te ajudar a ter suas feridas saradas e viver uma vida diferente.

PASSOS PARA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA:

 

1.   Escolhas:

 

Escolha se conhecer de forma profunda: AUTOCONHECIMENTO

 

A primeira escolha que você deve fazer é conhecer a si mesmo, e isso implica necessariamente, conhecer a sua história, por mais desagradável que seja.

Muitas vezes temos medo das descobertas pessoais, por medo da dor que irá causar ao mexer nessas feridas que estavam escondidas. Mas, assim como em uma ferida física, é necessário mexer e colocar remédio para que haja cura.

 Algumas pessoas podem dizer: “Se eu colocar o foco em mim, não estarei sendo egoísta?”

Claro que não! Para amar o próximo, você precisa primeiro se conhecer, se amar e se aceitar.

O Autoconhecimento é um processo e cada pessoa passa por ele de uma forma única e diferente. Faz parte do crescer.

 Às vezes é mais fácil culpar o outro, as situações, o universo por aquilo que está acontecendo com você. Mas porque não olhar para si e tentar entender o que está acontecendo dentro de você? Como o seu corpo, sua mente reage a isso?

Você já percebeu que conhecemos muito mais sobre os outros, ou sobre o que eles pensam sobre nós, do que aquilo que sabemos sobre quem somos?

Isso acaba nos moldando aos padrões impostos pela sociedade. Mas o autoconhecimento serve como um GPS próprio, te guiando no caminho da autodescoberta.

Falar de escolhas, é falar de relacionamentos. Escolha construir relacionamentos positivos e saudáveis, que te ajudem a crescer e florescer; escolha dizer NÃO ao invés de simplesmente aceitar e dizer “sim” a tudo e a todos, e acabar se sobrecarregando.

2.   Autoafirmação:

 

Uma palavra originária do grego: autós + afirmar (afirmação de si mesmo, defesa própria, de seus direitos e opiniões).

Temos visto muitas pessoas tentando mostrar que são, que conseguem, que podem, mas, na verdade, muitos deles sofrem de baixa autoestima, e tentam passar uma visão daquilo que não são. Uns agem com inferioridade, outros com superioridade, no entanto, nenhum dos dois são positivos.

Os sentimentos de “não consigo, não posso, não tenho valor”, crenças limitantes, sendo comportamentos destrutivos, podem te levar a um complexo de inferioridade ou como temos visto muitos artistas e esportistas fazerem, agir com superioridade, “pisando em todos”, acreditando que assim serão aceitos.

3.   Não reforce pensamentos ou comportamentos negativos.

Mesmo que sua autoestima tenha sido moldada de forma errônea ou negativa, através de tudo que você ouviu, viu ou sofreu, o autoconhecimento pode te levar a ver quem você realmente é. Não é a cor da sua pele, de onde você veio, que define quem você é!

Descubra-se e celebre toda beleza interior que existe dentro de você!!

O caminho da reconstrução da sua autoestima, assim como na construção de uma casa, começa pelo alicerce, pela estrutura. Se o alicerce não for forte o bastante, a casa pode desabar.

E na sua vida não pode ser diferente. Você precisa de um alicerce forte, e ele começa com você, com o autoconhecimento. Não tenha medo de se olhar, de se ver, de se aceitar. Nem mesmo tenha medo de mexer nas feridas. Dói, mas faz parte do crescer, parte da cura, para que você possa afirmar uma atitude correta, e ter uma boa autoestima.

Seja bondoso e gentil com você mesmo!!!

Olhe para dentro de si e descubra quem você é de verdade!!

No projeto ABRAASUAMENTE você encontra vários programas e abordagens que podem te ajudar a entender as causas dos Traumas Emocionais, e tratá-los de forma eficaz. O programa Como Superar a Baixa Autoestima, traz mais dicas que podem te mostrar o caminho da cura. Visite nossos canais nas redes sociais, e acesse nossos conteúdos. Ou AGENDE UMA CONSULTA (presencial/online). Em caso de dúvidas, fale conosco através de nossas redes sociais.

Translate

Dr. Ezequiel Chissonde

Dr. Ezequiel Chissonde

É Médico, Palestrante, Mentor e Treinador de Lideranças. É entusiasta por investir em pessoas que desejam se tornar a melhor versão de si mesmas.
Através de seus projetos, tem impactado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
São pessoas comuns que, através do trabalho de Ezequiel Chissonde, fizeram mudanças profundas na história de suas vidas.

Saiba mais

Saúde Mental e Emocional

Emprego e Carreira Profissional

Família e Qualidade de Vida

Diversidade e Inclusão