Como lidar com a pressão dos pais sobre o sucesso dos filhos?

Alguns pais projetam seus próprios sonhos nos filhos. Basicamente, eles querem que seus filhos sejam o que eles não puderam ser e tenham as oportunidades que eles não tiveram. De certa forma, isso é bom, pois costuma vir acompanhado de investimentos nas melhores escolas e educação. No entanto, a pressão dos pais sobre o sucesso de seus filhos pode desencadear transtornos de ansiedade, TOC e até depressão, se eles falharem. Fora isso, a autoestima do filho que sofre esse tipo de pressão é baixa, pois muitos pais acreditam que a pessoa não pode fazer nada além de estudar para alcançar os objetivos estipulados por eles. Assim, qualquer atividade de lazer considerada “improdutiva” pelos pais é alvo de críticas. Isso pode ser acompanhado por chantagem emocional e xingamentos, como:
  • Você é ingrato!
  • Por que você não valoriza o meu esforço?
  • Você é preguiçoso!
  • Não vai se tornar ninguém na vida!
Fora a comparação com pessoas da mesma idade, irmãos, primos, vizinhos ou outros conhecidos. Você se identifica com esta situação? Continue lendo e nós lhe contaremos o segredo para resolver esse problema!

O que é pressão parental?

Existem dois tipos diferentes de pressão dos pais: negativa e positiva. A negativa é quando os pais usam abuso verbal, físico ou emocional para que o desempenho de seus filhos atendam às suas expectativas. Visto que, a pressão positiva dos pais ocorre quando eles encorajam seus filhos por meio de palavras ou ações para que tenham um desempenho melhor. Em relação à negativa, os pais costumam ser superprotetores com os filhos, principalmente porque querem mantê-los seguros. É natural que queiram o melhor para seus filhos. No entanto, às vezes isso pode levar a uma pressão excessiva, o que pode resultar em efeitos negativos em sua saúde física e mental. Essa situação também pode ser definida como as expectativas dos pais em relação aos filhos para que vivam de acordo com seus padrões. É também uma forma de pressão social que força a pessoa a corresponder às expectativas dos pais e torná-los orgulhosos. Isso muitas vezes aumenta a exigência para que o jovem continue como uma espécie de cadeia familiar hereditária, por exemplo: o avô era advogado, o pai é advogado, os tios são advogados e o primo estuda direito. Os que sofrem pressão dos pais muitas vezes sentem que nunca vão estar à altura e esse sentimento pode levar à ansiedade e à depressão. Portanto, é importante que os pais estabeleçam metas realistas para os filhos e saibam que não existe maneira errada ou certa de ser.

Por que há tanta pressão dos pais sobre os filhos?

Alguns pais são conhecidos por colocarem muita pressão sobre os filhos para terem sucesso. A intenção principal geralmente é garantir que seu filho tenha uma vida melhor do que a dele. Isso pode ser visto como um sinal de amor e carinho do ponto de vista dos pais, mas também pode ser interpretado como um relacionamento tóxico do ponto de vista do filho. Alguns ainda acreditam que estão impedindo que seus filhos alcancem seu potencial máximo se eles “largarem as rédeas”. Na maioria das vezes, o que impulsiona esse comportamento é o sentimento de culpa ou fracasso caso a trajetória profissional ou pessoal não saia como o planejado por eles. Os pais querem que seus filhos sejam felizes e tenham sucesso, mas muitas vezes os levam na direção errada, mesmo sem perceber. Uma das razões mais comuns para essa pressão dos pais com o sucesso dos filhos é que eles não sabem quando deixar ir. Eles se veem como guardiões indispensáveis, dando conselhos a todo momento, mesmo quando não são desejados ou necessários. É importante que eles entendam que, embora possam estar tentando proporcionar um futuro melhor para seus filhos, podem não ser capazes de compreender totalmente o que isso significa e quais habilidades são necessárias para que esse futuro se torne realidade. Eles devem se dar tempo suficiente antes de aplicar qualquer tipo de pressão na vida de seus filhos e aprender mais sobre o que eles querem, em vez de agir com egoísmo e considerar apenas seus próprios desejos. Mas o que acontece quando essas altas expectativas levam ao estresse? Os pais não devem forçar demais os filhos, ou correr o risco de criar um adulto estressado que teme o fracasso.  

A realidade desconfortável de ter que lidar com a pressão dos pais para ter sucesso

pressão dos pais, pressão parental
pressão dos pais, pressão parental
Muitas crianças crescem com a ideia de que devem se destacar profissionalmente a todo custo – sem nem mesmo pensar no que gostam ou em quem são como pessoas, porque não importa se são o melhor em alguma outra coisa. Mesmo que seja um excelente artesão, por exemplo, sua profissão não será incentivada, pois “não dá lucro” ou não é o que se espera dele. Lembro-me de quando, ainda no ensino médio, um colega disse aos pais que queria ser ilustrador. De fato, ele sempre foi muito talentoso nas aulas de artes. Eles imediatamente garantiram que o apoiariam em qualquer coisa que ele escolhesse, mas deixaram claro que preferiam que ele fizesse algo “mais prático”. Depois de muitas conversas, afinal, era quase época de entrar na universidade, decidiram que ter um diploma em uma “área garantida” seria uma boa opção de reserva. Alguns anos se passaram, e, por acaso, encontrei com esse colega que eu havia perdido o contato. Quando perguntei sobre a sua profissão fiquei surpreso quando ele disse: “Ainda não tenho ideia do que quero fazer da minha vida, mas pelo menos sei que essa será uma decisão minha!” A autoconfiança e a felicidade que ele demonstrou ao me contar me impressionaram. Afinal, seguir o próprio destino, mesmo contra a vontade dos pais, não é fácil!  Como ele conseguiu isso? Qual seria o segredo? Depois de mais alguns minutos de conversa, era bastante óbvio. Ele tinha a autoestima elevada. Ele conhecia seus próprios sentimentos e desejos, e valorizava seus sonhos. Você também pode conquistar essa independência emocional! Há duas maneiras eficazes de fazer isso:
  1. Assinando o Asammplay: Uma espécie de Netflix com materiais exclusivos sobre saúde mental, emocional e profissional. Desenvolva seu amor-próprio!
  2. Lendo o livro “COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA“: Deixe de ser refém do mundo e passe a ser protagonista de suas metas, objetivos e sonhos!

Pressão dos pais pelo sucesso pessoal dos filhos

E é errado pensar que a pressão dos pais sobre os filhos envolve apenas questões profissionais. Muitos também exigem o relacionamento e o desenvolvimento da família, principalmente com as mulheres. Se ela é solteira, eles a cobram para encontrar um marido. Se é casada, começam as cobranças por netos. Fora isso, algumas pessoas esperam que seus descendentes tenham uma família estruturada e financeiramente bem-sucedida para que possam “cuidar deles na velhice”. Não que isso seja uma justificativa, mas geralmente ocorre porque os pais também sofrem com as expectativas da sociedade, o que os faz colocar ainda mais pressão no sucesso dos filhos. Isso porque eles estão constantemente ouvindo sobre como os filhos de seus amigos, vizinhos e parentes estão tendo sucesso. Então, as comparações começam e eles ficam com medo de pensar que não criaram bem os próprios filhos. Portanto, também precisamos entender que, assim como os filhos, os pais também precisam trabalhar sua autoconfiança e autoestima.

A chantagem emocional…

Muitos pais chegam a chantagear e usar bens materiais como moeda de troca para que os filhos aceitem seus desejos – o que afeta negativamente o relacionamento familiar. Isso envolve veículos, viagens e até mesmo casas e apartamentos. Essa tática não funciona e não deve ser praticada, afinal, será uma felicidade momentânea, visto que há uma grande probabilidade de ele se tornar um adulto e profissional frustrado no futuro. Chantagear emocionalmente seus filhos para que cumpram suas ordens não deve ser considerado uma forma saudável de educação. Essa prática pode levar a uma série de resultados negativos, como raiva, aversão a si mesmo e incompetência. O pai não está ensinando o filho a resolver problemas ou a viver independentemente deles. Além disso, este tipo de parentalidade limita a capacidade do indivíduo de tomar decisões por si mesmo e sua independência. Chantagem emocional é uma forma de coerção. Os pais usam essa tática para controlar seus filhos, geralmente os adolescentes e jovens adultos. Eles vão tentar fazer com que se sintam culpados se não fizerem o que querem. Isso pode ser especialmente prejudicial para os que estão aprendendo a se tornar independentes e a estabelecer limites para si mesmos.  

4 dicas para lidar com a pressão dos pais sobre o sucesso dos filhos

Os pais querem que tenhamos sucesso, mas a pressão pode ser insuportável. Eles nos pressionam tanto que às vezes é o suficiente para nos fazer parar antes mesmo de começar. Talvez o problema mais comum seja quando os pais dizem aos filhos que “não acreditam neles” por causa de algo que fizeram ou não deixaram de fazer.  Mas como agir nesses casos? Veja abaixo:

1) Seja honesto com seus pais

Os pais serão mais compreensivos se souberem que você está se esforçando ao máximo e tem grandes expectativas em relação a si mesmo.  Eles também passam muito tempo se preocupando com você, por isso é importante mantê-los atualizados sobre o que você está fazendo.  Ao ser honesto com eles, eles saberão que a melhor maneira de o apoiar é estar lá para ajudá-lo, em vez de colocar um estresse indevido sobre seus ombros.

2) Entenda o ponto de vista deles

A pressão dos pais pelo sucesso dos filhos acontece por inúmeros motivos. Então é importante entender o porquê eles estão te cobrando tanto. Mesmo que você não concorde, mostre que respeita a opinião deles, não desafiando ou rejeitando seus pontos. Compreender o ponto de vista deles demonstrará maturidade, o que eles esperam que você tenha. Em seguida, reafirme seus desejos.

3) Será que eles têm um pouco de razão?

Ao decidir sobre uma profissão para seguir carreira, é importante considerar o retorno financeiro.  Se eles acharem que a profissão que você escolheu não valerá a pena, você deve descobrir se eles estão certos e explorar o que você pode fazer para obter o retorno financeiro que deseja. Se você acredita que a realização profissional é mais importante do que o salário, explique isso a seus pais.

4) Trabalhe a sua autoestima!

Como resultado da pressão dos pais, podem surgir problemas de autoestima. Isso pode ser devido à sensação de que a pessoa não se encaixa ou não é boa o suficiente.  É importante trabalhar esse aspecto antes que ele desencadeie transtornos mentais, como depressão ou crises de ansiedade, por exemplo. Saiba como desenvolver sua autoestima.

Como não pressionar seu filho e manter uma relação saudável com ele:

Como pai, você está sempre procurando apoiar seus filhos. Às vezes, isso envolve pressioná-los a ter sucesso. Mas, há casos em que os pais pressionam tanto os filhos que acabam por tirar a alegria da pessoa em se desenvolver e não permitem que explorem seus interesses. Ao fazer isso, na verdade você pode estar preparando seu filho para o fracasso. No entanto, se você quiser ajudar seu filho a ter sucesso, essas quatro dicas podem ajudar:

1) Apoie em vez de julgar.

Se você está julgando cada pequena coisa que seu filho faz, isso terá um efeito adverso sobre ele. Em vez de ser crítico quando eles não atendem aos seus padrões, tente ser mais encorajador quando eles tiverem sucesso ou apenas tente algo novo.

2) Pare de compará-los com outros – seus filhos são únicos!

Quando os pais estão constantemente comparando seus filhos com outros, isso pode ser prejudicial para o senso de autoestima da pessoa. O pai está, em essência, dizendo ao filho que ele não é bom o suficiente. Lembre-se que as pessoas não são iguais e não se desenvolverão ao mesmo tempo ou da mesma maneira. É importante respeitar suas preferências e os limites de cada um.

3) Defina expectativas realistas para o sucesso de seus filhos

Os pais precisam parar de pressionar seus filhos a serem perfeitos. Aceitar os filhos como eles são e incentivá-los pelo que fazem bem os ajudará a alcançar seu potencial. Quando os pais tentam viver por meio dos filhos, eles nunca serão felizes. Eles precisam ser aceitos pelo que são e não pressionados a mudar sua essência.

4) Certifique-se de não projetar nenhuma de suas próprias inseguranças em seu filho.

Quando os pais ficam inseguros sobre si mesmos, muitas vezes projetam seus próprios sentimentos nos filhos. Eles então começam a questionar o quão bem os estão educando.  Esse foco na inadequação pode ter efeitos negativos tanto para os pais quanto para os filhos, por isso é importante se concentrar em seus pontos fortes como pai. Desta forma, você pode ensinar-lhes o que sabe bem e se sentir bem sobre suas habilidades parentais

5) Ofereça orientação amorosa aos filhos sem expectativa de perfeição

Isso significa que você guia amorosamente seu filho que está perto o suficiente de você para que ele eventualmente veja seus próprios defeitos e trabalhe para corrigi-los – não porque você disse a ele, mas porque se tornou a ideia dele com a sua ajuda.

Filme Cisne Negro: uma reflexão sobre a pressão parental

O filme Cisne Negro retrata essa situação de pressão familiar ao mostrar uma bailarina jovem e talentosa com claros problemas psicológicos quando é escolhida para estrelar o balé Lago dos Cisnes. Nina é uma jovem é profundamente dedicada à sua dança. Ela não tem amigos ou contatos sociais por causa de como ela foi criada por sua mãe, que geralmente controlava sua vida. Sua mãe ficou grávida quando sua carreira como bailarina estava em declínio. Infeliz, amarga, decepcionada, ela decide se dedicar inteiramente a fazer da filha o que ela queria para si mesma: uma bailarina bem-sucedida. Essa relação tóxica impede que Nina tenha sua própria vida e viva em função dos desejos da sua mãe. Claramente, há uma dependência emocional entre as duas personagens. A protagonista é de certa forma infantilizada pela mãe e não consegue nem desenvolver sua própria sexualidade, pois a mãe está sempre à espreita, controlando-a. Obviamente, tudo isso leva a alguns distúrbios psicológicos e a um desfecho desfavorável para a protagonista. Se você ainda não viu o filme, vale a pena conferir.

Não importa o que eles decidam, lembre-se: você é o suficiente.

À medida que você cresce, seus pais são cada vez menos capazes de compreender as escolhas que você faz. Frequentemente, eles pressionam suas opiniões sobre você, tentando convencê-lo a tomar certas decisões. No entanto, o fato é que você é quem escolhe o que fazer com sua própria vida. Se outra pessoa decidir no seu lugar, sempre haverá estresse envolvido de uma forma ou de outra. Afinal, embora a pressão dos pais sobre o seu sucesso possa tentar pressioná-lo a tomar decisões que atendam às necessidades deles, no final, é sua vida que será afetada. Você é responsável por sua vida, então não deixe seus pais decidirem por você. Eles podem ajudá-lo em alguns aspectos, mas quando se trata de decisões importantes, depende de você. Você é quem irá viver com as consequências dessas decisões, não eles. Se você está lendo isso, é provável que esteja se sentindo frustrado e sem esperança. Você pode não saber o que fazer a seguir, sentindo que sua vida está fora de controle e outra pessoa está tomando todas as decisões por você. Mas é hora de assumir o controle de sua vida e parar de permitir que seus pais decidam por você. Trabalhe sua autoconfiança. Melhore a sua autoestima e pare de ser refém das outras pessoas. Você não precisa da aprovação de ninguém para ser feliz! Descubra como retomar o controle de sua vida!

A pressão esmagadora para ter sucesso como um jovem adulto

A pressão para ter sucesso como um jovem adulto é avassaladora. Espera-se que eles se destaquem em educação, carreira e relacionamentos. E se eles falham em qualquer um desses aspectos da vida, eles são vistos como um fracasso pela sociedade. Existe um senso de competitividade na sociedade atual; não é à toa que alguns se esforçam para ter sucesso antes mesmo de chegar à idade adulta.  Essa pressão para ser bem-sucedido pode ser opressora para os jovens adultos, e em muitos casos, até levam a um melhor desempenho acadêmico e profissional. Mas, essa pressão também tem muitos efeitos negativos em sua saúde mental, às vezes levando à automutilação, ansiedade, depressão e baixa autoestima. A necessidade de perfeccionismo estabelece um padrão impossivelmente alto. Não faça isso consigo mesmo!  

Consequências da pressão dos pais sobre o sucesso dos filhos

A pressão dos pais sobre o sucesso dos filhos muitas vezes pode fazer com que o indivíduo se sinta preso, estressado e ansioso. Fora isso, também pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis, falta de sono devido ao estresse e outros problemas de saúde mental. Para alguns, a pressão se manifesta como um sentimento de culpa. Para outros, pode ser o medo de decepcionar a família. Profissionalmente, esses pais podem fazer com que os filhos tenham pouca confiança em seu trabalho ou vida pessoal. É importante entender como lidar com essa pressão e identificar a origem do problema. Se você sentir que está desapontando sua família, reserve um tempo para si mesmo e participe de atividades de autocuidado, que elevem sua autoestima.  

Apenas diga não. Trabalhe a sua autoestima.

Os pais sempre querem o melhor para seus filhos, mas muitas vezes se recusam a entender que seus filhos podem ter uma definição diferente de sucesso. É importante aceitar o fato de que existem coisas que você não pode mudar e pessoas que não pode satisfazer. Isso pode ajudá-lo a dar um grande passo em sua vida e desbloquear a chave da felicidade. Além disso, se pararmos de nos esforçar tanto para agradar aos outros o tempo todo, daremos a nós mesmos espaço suficiente para o autocuidado e o amor-próprio, o que melhorará tremendamente nossa qualidade de vida. A autoestima é um aspecto importante de nossa vida que precisamos nutrir. Quando deixamos de fazer isso, nos sentimos inferiores e incapazes de alcançar todo o nosso potencial. Precisamos trabalhar nisso com autoconsciência e autoaceitação. A raiz desse problema costuma surgir na infância, quando os filhos são submetidos à pressão dos pais e ao feedback negativo de outras pessoas. Eles acreditam que não podem corresponder às expectativas de seus pais e se sentem fracassados diante das críticas das pessoas ao seu redor. Isso tem um grande impacto no crescimento da sua autoestima, afetando a maneira como eles abordam os desafios relacionados à escola ou ao trabalho mais tarde na vida. Leia o livro COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA e torne a retomada do controle de sua vida uma prioridade!  

Translate

Dr. Ezequiel Chissonde

Dr. Ezequiel Chissonde

É Médico, Palestrante, Mentor e Treinador de Lideranças. É entusiasta por investir em pessoas que desejam se tornar a melhor versão de si mesmas.
Através de seus projetos, tem impactado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
São pessoas comuns que, através do trabalho de Ezequiel Chissonde, fizeram mudanças profundas na história de suas vidas.

Saiba mais

Saúde Mental e Emocional

Emprego e Carreira Profissional

Família e Qualidade de Vida

Diversidade e Inclusão