Pais narcisistas: como identificar e lidar com a situação

Muitas pessoas sofrem nas mãos de pais narcisistas e nem sabem que estão lidando com esse tipo de transtorno em casa.

Os narcisistas são famosos por terem um senso exagerado de autoestima. Eles acreditam que estão sempre certos e devem ser adorados. Eles não dão ouvidos aos pensamentos ou opiniões dos outros porque sua opinião é sempre a certa.

Esses pais muitas vezes demonstram falta de empatia ou compreensão pelas lutas dos outros, enquanto esperam um amor incondicional em troca.

Muitas crianças não se sentem amadas pelos pais narcisistas, mas ainda podem amá-los porque é difícil deixar de lado alguém que esteve em sua vida desde que nasceu.

Como adultos, pode ser necessário romper com pais narcisistas que estão sempre abusando de você emocionalmente, e assim, você possa se manter saudável física e mentalmente.

Você se identificou com essa situação? 

Se sim, é importante que você continue a leitura. Você vai abrir a sua mente!

O que é narcisismo?

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição de saúde mental em que alguém tem um senso inflado da sua própria importância, além de uma necessidade profunda de admiração. Eles também são extremamente sensíveis às críticas.

Pessoas com transtorno de personalidade narcisista, geralmente, apresentam um ou mais dos seguintes comportamentos: 

  • incapacidade de ver o ponto de vista dos outros;
  • alto envolvimento pessoal;
  • sentimento de estar acima das regras;
  • necessidade de explorar os outros.

O termo “narcisismo” é derivado do antigo mito grego sobre Narciso, um jovem bonito que se apaixonou pelo seu próprio reflexo.

A história narra a vida de Narciso, um jovem muito bonito e excepcionalmente orgulhoso, que encontra uma poça de água e se apaixona pelo seu próprio reflexo. Ele fica tão obcecado com sua própria aparência física que não presta atenção em mais ninguém.

Incapaz de se afastar da superfície reflexiva da água, ele acabou morrendo afogado. A história é muito usada para alertar sobre os perigos da vaidade e do amor-próprio exacerbado.

Como agem os pais narcisistas?

Os narcisistas são aqueles que têm grande necessidade de admiração e afirmação. Eles esperam ser elogiados e admirados por outras pessoas. 

Eles querem ser vistos como especiais e acreditam que merecem um tratamento especial. Também tendem a ter um senso de direito, esperando que o mundo lhes dê o que querem.

Os pais narcisistas podem assumir diferentes formas, mas devido à grande necessidade de atenção, eles tendem a ser emocionalmente manipuladores com os filhos.

Além disso, muitas vezes, desejam controlar todos os aspectos da vida dos seus filhos, bem como a vida de outras pessoas ao seu redor, como cônjuges ou parceiros. Eles podem fazer isso por meio da intimidação, e apenas porque se sentem no direito de fazê-lo.

No geral, são aqueles que têm um senso inflado da sua própria importância e uma correspondente falta de empatia pelos filhos.

Esse transtorno de personalidade normalmente é desenvolvido como resultado da negligência, ou abuso, dos pais, como mimos e indulgência excessiva.

O filho tenta preencher a necessidade não atendida dos pais com amor e atenção. Mas isso geralmente não funciona porque ele não é suficiente para preencher o vazio, não importa o quanto tente.

Os pais narcisistas se colocam em primeiro lugar na vida dos filhos, sem considerar as consequências para eles. Eles também são mais propensos a projetar suas próprias necessidades nos outros, criando, assim, um ambiente onde apenas seus filhos podem fazê-los felizes.

Qual é a diferença entre pais narcisistas e pais saudáveis?

A parentalidade saudável tem a ver com amor incondicional e com fornecimento de carinho e incentivo ao filho. Isso permitirá que ele se torne um adulto saudável e bem ajustado. Portanto, pais saudáveis não tentam controlar seus filhos e os ensinam por meio do exemplo.

No entanto, os pais narcisistas se concentram, principalmente, em fazer dos filhos uma extensão de si mesmos. Eles nunca elogiam os filhos por serem bons em alguma coisa. Além disso, não estão satisfeitos com nada menos do que a perfeição.

A paternidade narcisista é caracterizada pela incapacidade de dar os devidos cuidados às necessidades dos filhos. Assim como uma busca por atenção dos filhos, ou induzi-los à culpa.

Os pais saudáveis se concentram no bem-estar emocional e mental da criança. Eles ensinam seus filhos habilidades e valores para a vida. 

Os pais narcisistas, por outro lado, só se preocupam consigo mesmos e com suas próprias necessidades. Logo, negligenciam os filhos e não se esforçam para ensiná-los habilidades para a vida.

Os pais saudáveis tentam criar filhos emocionalmente conscientes, que podem identificar os sentimentos dos outros, enquanto os pais narcisistas só se preocupam com seus próprios sentimentos. A ponto de afetar o desenvolvimento de tarefas comuns do cotidiano, como a empatia diária.

Os perigos dos pais narcisistas! O que você precisa saber?

Pais narcisistas são difíceis de lidar, mas é importante saber do que eles são capazes. O narcisismo é um transtorno de personalidade que envolve excessiva auto importância e um ego inflado.

Esses pais podem ser prejudiciais de várias maneiras. Eles podem não ensinar os filhos a cuidar de si próprios, fazê-los se sentir culpados por erros que cometem, ou negligenciar suas necessidades emocionais.

Os comportamentos característicos de pais narcisistas são fáceis de se detectar, se a pessoa souber o que procurar! A seguir, alguns dos sinais mais comuns!

  • Punitivos — os narcisistas costumam usar ataques verbais e retraimento como punição por desobediência ou erros.
  • Falha em atender às necessidades emocionais dos outros —  esses pais podem ter expectativas irreais sobre si mesmos.
  • Não acreditam que merecem qualquer crítica —  eles se recusam a ver o que há de bom nos outros e fazem seus filhos sentirem que não são importantes.
  • Não sabem como as necessidades de seus filhos são diferentes de suas próprias —  isso faz com que os filhos sejam negligenciados, ou não sejam cuidados como deveriam ser.
  • Um pai narcisista pode acreditar que só ele sabe o que é melhor para seu filho — eles podem tomar decisões sobre a vida de seu filho sem perguntar sua opinião sobre o assunto.

Confira 10 sinais de que seus pais são narcisistas

Uma das coisas mais preocupantes de ser filho de narcisistas é que, como adulto, você tem que aprender a enfrentar tudo sozinho.

Os narcisistas, geralmente, são superprotetores e controladores. Eles também tendem a ser muito ambiciosos e competitivos.

Se você acredita que é filho de um pai, ou mãe narcisista, e deseja identificar mais sinais de que esse seja o caso, veja 10 padrões de comportamento que apontam para o narcisismo nos relacionamentos parentais!

1. Baixa autoestima dos filhos

A maioria das pessoas com pais narcisistas tende a ter uma autoestima muito baixa porque seus pais estão sempre os rebaixando, e fazendo com que se sintam inferiores.

De fato, qualquer pessoa que tenha um pai que seja egocêntrico, explorador, sem empatia, e parece precisar de admiração dos outros o tempo todo, provavelmente terá baixa autoestima.

Se esse é o seu caso, o livro COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA pode te ajudar agora!

2. Baixa autoconfiança dos filhos

Os pais narcisistas costumam fazer com que os filhos desenvolvam baixos níveis de confiança pessoal. Afinal, eles têm grande influência na maneira como seus filhos pensam.

Filhos de narcisistas podem aprender a acreditar que não são bons o suficiente, ou que precisam fazer coisas por outras pessoas para serem aceitos e amados.

Dessa forma, são menos propensos a acreditar em si mesmos, ou a confiar nos outros, assim, lutam para formar relacionamentos profundos.

3. Pais competitivos com os filhos

É normal na vida que os pais queiram o sucesso dos filhos, e que lutem junto com eles para alcançar seus objetivos. Mas com um pai ou uma mãe narcisista, isso não acontece.

Pais narcisistas são altamente competitivos com seus filhos, muitas vezes, fazem com que eles se sintam como se precisassem se esforçar mais do que outras pessoas.

Quando as crianças são criadas em um ambiente onde competem pelo elogio dos pais, elas crescem acreditando que precisam ser perfeitas, ou que os outros sempre vão ofuscá-las. Isso pode torná-los mais vulneráveis ao desenvolvimento de ansiedade e depressão.

4. Pais manipuladores

Os narcisistas são tão egocêntricos que manipulam seus filhos para conseguir o que querem. Eles podem levar o crédito pelas suas realizações, agir como se o filho fosse incapaz de tomar decisões por conta própria, ou culpá-lo por coisas que não são sua responsabilidade.

O pai narcisista também pode desconsiderar as necessidades de seus filhos em favor de satisfazer os seus próprios anseios. 

Crianças que crescem com pais narcisistas podem sofrer de baixa autoestima e outros problemas emocionais, pois não recebem a atenção e o amor que toda criança merece.

5. Falta de empatia dos pais

Pais narcisistas são conhecidos por não serem empáticos com seus filhos. Eles são propensos a se colocar antes dos seus filhos.

Portanto, muitas vezes, se envolvem demais na vida de seus filhos. Também podem ser excessivamente críticos com eles, desejando que sejam perfeitos e que nunca façam nada de errado.

Além disso, os filhos de narcisistas têm dificuldade em desenvolver habilidades de empatia porque não veem nenhum exemplo vindo de seus pais.

6. Pais arrogantes

Os pais que são narcisistas tendem a supervalorizar suas próprias habilidades e realizações, enquanto subestimam as habilidades e realizações de seus filhos. Isso pode levar a uma visão geral negativa do mundo para o seu filho.

Esse tipo de pai manipula o filho usando sentimento de culpa, negando amor e afeição, além de culpá-lo por qualquer coisa que dê errado na família. 

A ideia é manter o filho se sentindo desvalorizado, ou indigno, para que continue a olhar para ele em busca de aprovação.

7. Pais controladores

Os pais narcisistas também exercem controle sobre seus filhos, estabelecendo diretrizes rígidas sobre como devem se comportar para agradá-los.

Filhos de narcisistas crescem se sentindo impotentes, precisando agradar seus pais a todo custo. Quando não atendem às expectativas, as consequências podem ser graves e levar a sentimentos de inadequação e ansiedade.

8. Vampiros emocionais

Uma pessoa que é narcisista frequentemente terá uma expectativa irreal do que deveria receber de outras pessoas e não se sentirá culpada por explorá-los para obtê-lo. Eles também podem não se responsabilizar por nada, nem admitir quando cometem erros.

Pais narcisistas são como vampiros emocionais. Eles se aproveitam de seus filhos e ignoram as suas necessidades. Eles podem fazer seus filhos sentirem que não são bons o suficiente, ou que precisam ser perfeitos para receber o amor deles.

9. Pais julgadores

 

Narcisistas fazem você se sentir como se fosse a causa de seus problemas e que sua opinião não é desejada.

Os narcisistas são mestres da manipulação e do sentimento de culpa. Instilam nos filhos o sentimento de culpa para serem mais obedientes, guardarem segredos, cumprirem suas exigências e assim por diante.

É difícil manter uma identidade quando há sempre esse sentimento de vergonha e culpa pairando sobre sua cabeça. Logo, não se pode escapar da sensação de que você não é bom o suficiente, e de que nunca será algo na vida.

Portanto, se você passa por isso, você precisa trabalhar sua saúde mental e emocional

Por meio do AsammPlay, você tem acesso a conteúdos exclusivos para resolver problemas de saúde mental, todos criados pelo Dr. Ezequiel Chissonde, médico, palestrante, mentor e treinador de lideranças, que atende indivíduos e famílias com demandas na área de SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL.

A plataforma funciona como uma espécie de “Netflix”, com conteúdos e materiais úteis, e sempre atualizados, para te ajudar a superar diversos problemas!

10. Pais críticos

Pais narcisistas nem sempre percebem como estão machucando seus filhos, mesmo quando os criticam. Eles vão criticar seus filhos na frente dos outros e depois vão dizer à criança que é tudo coisa da cabeça deles. 

Quando você cresce com esse tipo de abuso, pode ser difícil perceber se seu pai ou mãe é um narcisista.

Afinal, as críticas dos pais podem ter um efeito negativo na autoestima da criança e podem levar a doenças mentais mais à frente.

Como lidar com pais narcisistas? Confira 6 conselhos!

Esse tipo de situação pode ter um efeito duradouro sobre os filhos. Por isso, é muito importante estar alerta sobre os pais narcisistas e, assim, proteger também seus futuros filhos e se livrar do “peso” que você pode estar carregando durante sua vida.

Veja a seguir algumas maneiras de lidar com o problema!

1. Aumente a sua autoestima

Os narcisistas muitas vezes não sabem que estão se comportando de maneira narcisista. Isso ocorre porque eles têm uma atitude negativa com as outras pessoas, mas acreditam que suas opiniões são as únicas que vale a pena ouvir. Eles também têm um senso inflado de autoestima ou grandiosidade.

Para lidar com a situação da melhor maneira possível, você precisa amar a si mesmo tanto quanto eles se amam. Os narcisistas costumam rebaixar os filhos e eles acabam se sentindo desvalorizados, incapazes e, até mesmo, fracassados.

Esse estado torna os filhos ainda mais vulneráveis à manipulação dos pais. Portanto, trabalhar a sua autoconfiança é essencial para lidar com o problema.

Esse livro pode ser útil para você: COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA

2. Procure apoio

Encontre pessoas que possam lhe oferecer uma perspectiva ou opinião diferente sobre o que está acontecendo em sua família. Isso pode ajudá-lo a se ver com mais clareza e ter menos medo de falar.

E se o narcisista está tentando quebrar o seu espírito, encontrar alguém para conversar faz toda a diferença.

Homem negro triste por causa de seus pais narcisistas

3. Faça terapia para lidar com pais narcisistas

O abuso narcisista é difícil de processar, e é difícil entender o que aconteceu porque os narcisistas são manipuladores experientes. As vítimas não percebem que estão sendo abusadas porque seus pais sempre se vitimizam em qualquer situação.

Os filhos que sofrem de abuso narcisista, às vezes, se tornam narcisistas ou desenvolvem um comportamento co-dependente devido à negligência dos pais.

Muitas pessoas que sofreram esse tipo de abuso não sabem como lidar com isso, então recorrem a comportamentos autodestrutivos como: drogas, dependência de álcool e automutilação.

Fazer terapia com profissionais especializados nesse tipo de transtorno ou situação pode ajudá-lo a se libertar disso! ASSIM COMO RECUPERAR O CONTROLE DE SUA VIDA DE UMA VEZ POR TODAS!

Agende uma consulta com o Dr. Ezequiel Chissonde e melhore sua saúde mental!

4. Reconheça que você não tem culpa 

Os narcisistas são notórios por culparem suas vítimas por seu comportamento, mas você deve reconhecer que não você não é culpado.

Entenda que o comportamento do narcisista é um reflexo de seus próprios sentimentos de inadequação, e não dos seus.

5. Cuide da sua saúde mental e evite a dependência emocional

Há muitas maneiras de cuidar de nossa saúde mental depois de entender a situação que você está passando. É importante não confiar naqueles que te machucaram, e não procurá-los para conforto, conselhos ou cuidados.

Em vez disso, concentre-se em si mesmo e encontre mecanismos saudáveis de enfrentamento, como registrar um diário, conversar com os amigos e familiares e fazer coisas que você gosta, como correr ou pintar.

6. Afaste-se de quem te faz mal

Para viver uma vida saudável, as pessoas devem se afastar de seus pais narcisistas para o seu próprio bem!

É hora de cuidar de você mesmo! Você tem que aprender a estabelecer limites com eles e se afastar das pessoas tóxicas, ainda que você as ame.

Dicas para as famílias que vivem com pais narcisistas

É difícil para os adultos criados neste ambiente se libertarem de seu passado, mas é possível. Aqui estão algumas dicas para famílias que vivem com narcisistas!

  • Aprenda sobre o transtorno de personalidade narcisista e como isso afeta a dinâmica familiar.
  • Fale sobre o que você aprendeu com entes queridos que podem te apoiar. Quanto mais pessoas souberem da situação dos seus pais, menos acreditarão nas mentiras que eles contam.
  • Entenda os limites entre as relações saudáveis e o narcisismo, e assim, mantenha relacionamentos saudáveis mesmo quando for confrontado com situações difíceis, ou quando os limites forem violados.
  • Tenha cuidado com qualquer ajuda financeira, pois isso pode prejudicá-lo a longo prazo, fazendo com que seus pais usem isso em qualquer oportunidade. Se pegar dinheiro emprestado, pague o mais rápido possível.
  • Não acredite em tudo o que dizem sobre você.
  • Se necessário, corte totalmente o contato com seus pais, ou limite o contato uma vez por mês ou menos.

É possível ter uma vida plena mesmo depois de conviver com pais narcisistas!

Se seu pai é um narcisista, é importante que você aprenda a estabelecer limites para si mesmo. Os narcisistas muitas vezes tentam manipular os filhos para que façam o que eles querem e sem questionar, mas se você se defender, pode fazer com que seus pais parem de pressioná-lo.

Você deve dizer “não” de forma assertiva! 

Isso deixará seu ponto claro e não deixará espaço para interpretações erradas, ou confusões sobre o que você está realmente dizendo.

É importante ter um forte sistema de apoio para se libertar de pais narcisistas. Um sistema de apoio pode ser família, amigos, terapeutas ou outras pessoas. É importante para a pessoa que escapou ter pessoas em que ela possa confiar, assim como pessoas que irão ouvi-la e ajudá-la.

Os narcisistas sabem como manipular seus filhos, brincam com suas emoções e os culpam, até que eles não saibam mais o que querem para si mesmos.

É essencial que você se liberte dessas táticas de manipulação e, por fim, possa viver uma vida saudável com seu próprio conjunto de valores.

QUER FAZER ISSO DE UMA VEZ POR TODAS?

Tome o primeiro passo e adquira o livro COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA!

 

36 comentários em “Pais narcisistas: como identificar e lidar com a situação”

  1. Já tive pessoas próximas que viveu uma situação bem complicada com um marido narcisista, e elas precisam se sentir amada e apoiada para tentar superar e seguir em frente.

    Responder
    • Sim. É um desafio. Porem esse artigo é uma chamada de atenção aos pais para tomem cuidado e, na tentativa de “criar bem” não cometerem erros graves de se comportarem como narcisistas. Na verdade é mais sobre os pais do que sobre os filhos.

      Responder
    • Parabéns por sua humildade Anna! Reconhecer um problema, é o 1o passo para buscar a sua solução e a cura. Saiba que você pode contar comigo para ultrapassar esse desafio e transformar a sua conduta. Normalmente esse comportamento é o reflexo/manifestação de outros problemas e conflitos internos que você carrega em seu interior. Eu quero e posso te ajudar a superar cada um deles. Aí seguem algumas soluções:

      1. Você pode adquirir meu livro COMO SUPERAR A BAIXA AUTOESTIMA. Nele ensino estratégias para você mergulhar em seu interior e descobrir os gatilhos que causam esse comportamento em você e tratá-los.

      2. Se você preferir, pode agendar uma consulta comigo presencial ou por telemedicina (online) e eu te ajudarei a tratar desse problema. Agende uma avaliação em: https://consultorio.abraasuamente.com/ ou, se preferir me envie um direct lá no Instagram: https://www.instagram.com/ezequielchissonde.med

      3. Você também pode acessar a nossa Netflix da Saúde Mental e Emocional. Lá temos muitas orientações práticas, inclusive para a sua família!

      Responder
    • Por isso é importante você compartilhar em seus grupos de Whatsapp esse conteúdo! É uma maneira de você ajudar tanto quem você conhece, como até pessoas que você nem imaginava que vivenciam esse problema, tanto na posição de agressores como de vítimas.

      Responder
  2. Olá fico feliz e agradecida, por você trazer tanto conteúdo relacionado a saúde mental é sempre muito bom absorver esses conteúdos. Obrigada e muito sucesso.

    Responder

Deixe um comentário

Translate

Dr. Ezequiel Chissonde

Dr. Ezequiel Chissonde

É Médico, Palestrante, Mentor e Treinador de Lideranças. É entusiasta por investir em pessoas que desejam se tornar a melhor versão de si mesmas.
Através de seus projetos, tem impactado inúmeras pessoas ao redor do mundo.
São pessoas comuns que, através do trabalho de Ezequiel Chissonde, fizeram mudanças profundas na história de suas vidas.

Saiba mais

Saúde Mental e Emocional

Emprego e Carreira Profissional

Família e Qualidade de Vida

Diversidade e Inclusão